DPAE participa da Semana Experimental de Arquitetura

22/05/2014 11:59

Na semana de 12/05/2014 a 16/05/2014 foi realizada a Semana Experimental de Arquitetura – A UFSC e sua relação com a cidade. Esta semana foi criada e organizada pelos alunos do curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina. A ideia surgiu a partir das avaliações de curso ocorridas nos últimos anos onde se diagnosticou, pelos próprios alunos, a falta de integração entre os conteúdos do atual currículo e a prática profissional. A semana teve como objetivo a prática experimental pedagógica de arquitetura baseado em um ateliê integrado o qual teve como ferramenta de suporte técnico diversas aulas e palestras ministradas.

Além do fornecimento de materiais para trabalho nos ateliês como o mapa-base do campus UFSC Trindade e os mapas temáticos elaborados em 2012 pelas equipes do Comitê de Uso Racional de Recursos, o Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia – DPAE participou de palestra no evento no dia 14/05/2014. Na primeira etapa da palestra, o DPAE, representado pelo Arquiteto Evandro Machado Fernandes, apresentou as informações gerais do Departamento como atribuições, equipe e organograma. Além disso, neste primeiro momento foi apresentado um fluxo do processo de elaboração de projeto de uma nova edificação na UFSC apresentando todas as etapas envolvidas no processo de planejamento e projeto de obras na UFSC e também elencadas as atividades de planejamento e projetos concluídos e em andamento no Departamento. Sobre projetos concluídos apresentou-se a estatística de 91 projetos concluídos nos últimos 5 anos ondes destes 45 foram de novas edificações e 46 de reformas. Numa segunda etapa, o Arquiteto Luiz Antônio Zenni apresentou um histórico sobre a evolução do espaço físico do Campus Trindade com a apresentação das diversas estratégias de planejamento ao longo dos anos com um resgate histórico desde a década de 60, época de criação da UFSC.

Confira as apresentações do DPAE:

Maiores informações sobre a Semana Experimental clique aqui.