DPAE publica fluxograma com processo de elaboração de projetos na UFSC

04/08/2014 13:10

Objetivando apresentar a toda comunidade Universitária como os projetos de Arquitetura e Engenharia são desenvolvidos na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, o Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia – DPAE – atualmente vinculado à Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento – PROPLAN – sintetizou, em um fluxograma didático, o passo-a-passo da elaboração de um projeto para implantação de uma nova edificação na UFSC.

O fluxograma apresenta as etapas internas e externas, os agentes envolvidos e/ou responsáveis em cada fase e os produtos gerados ao longo do processo.

A intenção é permitir que o usuário compreenda a complexidade do processo, visualizando que desde a solicitação da demanda até o início da execução da obra, diversas atividades importantes e pertinentes devem ser procedidas e exigem recursos.

As atividades apresentadas tratam de três grandes etapas:

SOLICITAÇÃO: Nesta etapa elencam-se atividades que determinam o que o projeto irá atender. É nesta fase que serão detalhados pelo usuário as necessidades e aspirações para a edificação. A partir da solicitação, formalizada à PROPLAN via SPA (Sistema de Processos Administrativos da UFSC), a Administração avalia o interesse institucional sobre a mesma e analisa se a intervenção pode entrar na previsão orçamentária da UFSC. A partir de avaliação positiva nesta fase, conjuntamente com a Administração Central, é avaliado se o projeto será elaborado internamente no DPAE ou será contratado externamente.

PLANEJAMENTO: Com as necessidades homologadas e o limite orçamentário definido inicia-se o processo de Planejamento da Edificação. Esta etapa dá início ao trabalho conjunto das duas coordenadorias do DPAE (Coordenadoria de Planejamento- COPLAN e Coordenadoria de Projetos -COPAE) na concepção da melhor solução para o atendimento da demanda, desde estudos de implantação, pré-dimensionamentos e estudos de volumetria até a conceituação da proposta da edificação (Estudo Preliminar). Nesta etapa, as viabilidades técnicas de urbanismo, ambiental e de infraestrutura são apresentadas. O conjunto destas informações definirá os limitantes da edificação (gabaritos máximo, ocupação máxima, áreas de preservação) e previsões da demanda que a edificação gerará para os sistemas existentes (infraestruturas elétrica, cabeamento estruturado, água e esgoto necessárias ou existentes que podem ser utilizadas). O Estudo Preliminar, um dos produtos desta grande etapa, é a fase do projeto onde são previstas as soluções formais da edificação através da concepção e representação das informações técnicas e de elementos necessários ao inter-relacionamento das diversas especialidades envolvidas (plantas, cortes, fachadas, elevações, detalhes, perspectivas, etc.).  Esta etapa de planejamento é necessária tanto aos projetos elaborados internamente quanto aos projetos terceirizados.

PROJETO: Nesta etapa iniciam-se as especificações dos sistemas e materiais (Anteprojeto). É também nesta fase que os projetos (Projeto Legal) devem ser avaliados e aprovados por órgãos como a Prefeitura Municipal, Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros para que possam então ser detalhados, quantificados, orçados e encaminhados para a contratação da obra (Projeto Executivo). Em caso de terceirização desta etapa, o DPAE, através da COPAE, também tem atividades relacionadas onde se destacam a fiscalização do contrato e a avaliação periódica do material elaborado pela contratada.

Este fluxograma implicará também a adequação da ordenação das demandas e da formalização destas onde toda solicitação será enviada à PROPLAN, e será por ela avaliada, e somente após sua anuência será dado início ao atendimento pelo DPAE. Destaca-se também que o SPA será o principal instrumento de controle do processo, onde constará toda a instrução que deu a cabo a implantação de uma nova obra (desde a solicitação do usuário até a conclusão do projeto) e onde o fluxo proposto poderá ser visualizado por todos os interessados.

Além disso, a publicação do fluxograma vai ao encontro da futura divulgação de todas as atividades em andamento dentro do DPAE, onde desta forma dar-se-á maior publicidade ao processo sendo possível acompanhar exatamente em que fase o projeto encontra-se.

A ideia é, em breve, adaptar este fluxograma para apresentar o processo de um projeto de Reforma, intervenção onde diversas etapas diferem e onde as atividades que envolvem o DPAE são em maior número (envolvendo atividades no dimensionamento da demanda com avaliações da edificação existente e seus sistemas, verificações de aproveitamento das instalações existentes e previsões de intervenções necessárias).

O fluxograma apresentado na imagem abaixo está disponível no site do DPAE no menu principal à esquerda em ENTENDA O PROCESSO.

FLUXOGRAMA DPAE_V8