TÉCNICOS DO DPAE PARTICIPAM DE OFICINA DE DESENHO DO PLAMUS

13/08/2014 09:58

Com a participação de técnicos da COPLAN/DPAE, a Oficina de Desenho de Espaços Públicos do PLAMUS (Plano de Mobilidade Urbana Sustentável), realizada entre os dias 24 de julho e 01 de agosto na Grande Florianópolis, promovida pelo ITDP Brasil e Logit Engenharia e ministrada pelo arquiteto Michael King chega ao fim. Foram seis dias – dividido em três módulos – de intensa atividade e muito entusiasmo com a participação de técnicos da área do sul do Brasil.

Sob a orientação do arquiteto e urbanista norte americano Michael King, foram realizadas atividades teóricas e práticas sobre mobilidade urbana. Conceitos como ruas compartilhadas, ruas completas, vocação e papel de áreas urbanas, classificação e hierarquização de vias/ruas, moderação de tráfego, entre outros, foram discutidos e casos de requalificação de áreas urbanas implantados em diversos lugares do mundo foram apresentados. Seguiram-se visitas técnicas em áreas estratégicas de Florianópolis, São José e Biguaçu, com o objetivo de realizar a análise, diagnóstico e simular a aplicação dos conceitos de ruas compartilhadas e moderação de tráfego.

A ideia é proporcionar o maior grau possível de convivência entre as pessoas, invertendo a lógica da cultura do carro, dando lugar a espaços públicos de convivência, a transporte público coletivo de qualidade e a ruas compartilhadas entre pedestres, ciclistas e motoristas, estimulando também projetos que promovam a integração entre áreas públicas e privadas. Em essência é procurar alcançar o conceito de cidade feliz.

Para a UFSC, esta é uma excelente oportunidade para que a experiência assimilada na Oficina faça parte da metodologia e das discussões em andamento sobre mobilidade, relação entre os espaços públicos e privados, compartilhamento de áreas, equipamentos urbanos, moderação de tráfego, caminhos seguros, sustentabilidade, etc. Em suma, definir o caráter que se quer atribuir aos campi.

Acesse o site do PLAMUS e saiba mais.

01 02 03 04 05 06