Equipe DPAE participa de curso sobre Gestão de Projetos

16/12/2014 08:31

Nas primeiras semanas de dezembro uma equipe do DPAE (constituída pelo Diretor Eng° Elias Sebastião Andrade, pela Coordenadora de Planejamento Arqª Camila Poeta Mangrich, pela Chefe da Divisão de Projeto Engª Carolina Cannella Peña e pelo Chefe da Divisão de Eficiência Energética Eng° Irvando Speranzini) participou do curso de capacitação, oferecido pelo programa de Capacitação da Universidade Federal de Santa Catarina, ministrado pelos servidores André Dyck e Maurício Rissi sobre Gestão de Projetos e utilização de software para gerenciamento GP-WEB.

O curso apresentou os fundamentos da gerência de projetos elencando os processos envolvidos no gerenciamento, os objetos gerenciáveis (projetos, operações, processos, portfólios, programas), as figuras envolvidas nessa gestão como o Gerente de Projetos e o Escritório de Projetos e o papel destes na gestão de projetos.

Atualmente em sua 5ª Edição o Guia PMBOK® – O Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos – , referência principal do curso, traz as boas práticas na gestão de projetos possuindo informações consensuais que foram identificados por profissionais da área as quais, se implementadas, podem ampliar as chances de sucesso de um projeto.

De acordo com o PMBOK os processos para gerenciamento fazem parte de todo o ciclo de vida de um projeto e podem ser classificados em 05 grupos: Processos de Iniciação, Processos de Planejamento, Processos de Execução, Processos de Monitoramento e Controle e Processos de Encerramento conforme ilustra a figura a seguir.

processos de gestão

Figura 1 – Grupos de processos de projeto

 Os processos e atividades do gerenciamento de projetos estão ainda agrupados em áreas de conhecimento as quais:

  • Gerenciamento da integração do projeto;
  • Gerenciamento do escopo do projeto;
  • Gerenciamento do tempo do projeto;
  • Gerenciamento dos custos do projeto;
  • Gerenciamento da qualidade do projeto;
  • Gerenciamento dos recursos humanos do projeto;
  • Gerenciamento das comunicações do projeto;
  • Gerenciamento dos riscos do projeto;
  • Gerenciamento das aquisições do projeto;
  • Gerenciamento das partes interessadas do projeto.

Estrutura Analítica de Projeto – EAP

A EAP, estrutura analítica do projeto define as entregas do projeto e sua decomposição em Pacotes de trabalho fornecendo uma visão estruturada das entregas do projeto e é um ótimo instrumento para alinhar o entendimento do projeto e integrar todas as áreas.

Ferramenta básica para Gestão de Escopo do projeto, a EAP deve ser decomposta em níveis que permitam seu adequado gerenciamento e que garantam a qualidade do projeto (sugere-se que os pacotes de trabalhos devem ter entre 4h a 40h).

Algumas informações interessantes

  • De forma geral, 90% do trabalho de um gerente de projetos trata de comunicação, isto é, uma das características fundamentais desta figura é possuir habilidade interpessoal. Além disso, o papel do gestor trata de balancear itens como escopo, custo, cronograma, RH, cronograma, riscos e qualidade mantendo o ritmo e o norte proposto no início do projeto.
  • As figuras de liderança no gerenciamento dependem da estrutura organizacional da empresa/Instituição.
  • Todos os processos envolvidos em um projeto devem ser definidos junto à equipe de projeto;
  • Um item importante no planejamento é o levantamento/mapeamento de riscos;
  • Premissa x Restrição: Premissa trata de algo fora de sua alçada e incerto, uma hipótese, algo que se assume como verdadeiro para o início do projeto por não se ter informações suficientes. Já a restrição é algo conhecido, real, são limitações impostas interna ou externamente ao projeto.

As apresentações utilizadas nas aulas teóricas estão disponíveis para acesso público no Prezzi:

Aula 1 – Gerenciamento de Projetos

Aula 2 – Gerenciamento de Projetos