Coordenadoria de Planejamento recebe novos colaboradores.

26/02/2015 15:00

A Coordenadoria de Planejamento de Obras (COPLAN), integrante do organograma do DPAE, vem passando por uma reformulação de sua equipe desde meados de 2014. Em maio, as arquitetas Mariana Soares, nova servidora, e Fabíola Bristot Serpa, transferida de outro campus, vieram compor o Núcleo de Planejamento Urbano junto aos arquitetos Luiz Antônio Zenni, antes lotado na Coordenadoria de Projetos (COPAE) e Camila Poeta Mangrich, que assumiu a coordenação dos trabalhos em junho.

Contando com a colaboração da SEGESP e o apoio do Professor Antônio Cezar Bornia, Pró-reitor de Planejamento e Orçamento, a COPLAN recebeu seus novos colaboradores. A Engenheira Sanitarista Patrícia Orsi chegou em dezembro para contribuir no Núcleo de Planejamento de Infraestrutura da COPLAN e atuar no atendimento das demandas de abastecimento de água e tratamento de efluentes. Primeira a ocupar o cargo de sanitarista no DPAE, a engenheira encontra desafios para implantar melhorias na infraestrutura de saneamento existente. Ao mesmo tempo, tem a oportunidade de desenvolver e propor diretrizes para implantação das instalações sanitárias nos novos campi, garantindo o abastecimento de água e esgotamento sanitário suficiente e contínuo, e buscar a sustentabilidade das novas instalações, compatibilizando o crescimento dos campi com o mínimo de impacto ambiental possível.

Ainda para fortalecer o núcleo, a COPLAN recebeu, neste dia 02 de março, o Engenheiro Civil Guilherme Francisco Zucatelli que, novo como servidor na UFSC, mas com experiência em projetos em fotogrametria e sensoriamento remoto, irá auxiliar no planejamento do traçado das redes de infraestrutura dos campi e demais atividades relacionadas ao cargo. Sem esquecer os nossos colegas Romão Sebastião Leandro da Silva, desenhista, e Juliana de Alano Scheffer, Técnica em Eletrotécnica que auxilia no planejamento da rede elétrica, enquanto aguarda a chegada de um engenheiro eletricista para completar nosso quadro.

O entusiasmo dos novos servidores somados à experiência dos demais compõe uma equipe que tem sede por planejar uma universidade mais humanizada, dando o devido valor aos espaços comuns, muitas vezes esquecidas na execução das obras. A cada nova demanda atendida, o foco está nos usuários de hoje e nas gerações futuras da UFSC, tendo sempre o cuidado com os impactos que o seu crescimento pode ocasionar no entorno em que se situa.

Novos Desafios

Figura 03 – Vista área do campus com os limites delimitados em amarelo.

Figura 02 – Bloco CEM 01.

Figura 01 – Visão da área Central do Terreno.

Os desafios para esta nova equipe já iniciaram. Em 27 de janeiro, técnicos da COPLAN visitaram o campus da UFSC em Joinville para reconhecer in loco a situação em que este se encontra. Fruto do REUNI, o campus surgiu como uma expansão da UFSC para o Norte de Santa Catarina, sendo concebido inicialmente com uma estrutura técnica autônoma, sem a participação efetiva do DPAE. Em 2014, o campus volta a ser pauta do Departamento, realinhando-o ao seu fluxo de trabalho e passando por uma revisão completa do seu Plano de Ocupação original, dependendo apenas de um levantamento planialtimétrico atualizado.

O campus conta hoje com 04 estruturas executadas em concreto pré-moldado a espera da conclusão dos projetos – CEM01 – bloco de salas de aula, auditório, salas dos professores, CEM 02 e CEM 03 – blocos de laboratórios e CEM 04 – bloco administrativo. A previsão é que o Bloco CEM01 poderá ter seu projeto concluído e sua obra retomada em 2016. Ainda durante a visita ao município a equipe encontrou-se com as concessionárias responsáveis pelo abastecimento de água e energia (Companhia Águas de Joinville e CELESC) para dar continuidade ao planejamento da infraestrutura que irá alimentar desde o Bloco CEM01 ao campus como um todo.

Em Florianópolis, ainda para 2015, a COPLAN prevê retomar as atividades para elaboração do novo Plano Diretor da UFSC na cidade. A atual falta de diretrizes e padrões institucionais fez com que a equipe técnica do DPAE criasse, em 2014, um grupo de trabalho para iniciar uma nova proposta de estrutura de Plano Diretor e uma sugestão de método para implantação deste inicialmente nas áreas da UFSC situadas no município de Florianópolis. Esta proposta de método foi apresentada à Administração Central da UFSC em agosto e, desde então, aguarda sua aprovação no Conselho Universitário para dar início efetivo aos trabalhos.

Clique aqui e conheça outras atividades da COPLAN.