AOO inicia utilização de software para elaboração de orçamentos

22/06/2015 15:29

A Assessoria de Orçamentos para Obras – AOO, vinculada à Coordenadoria de Projetos de Arquitetura e Engenharia – COPAE do Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia – DPAE, tem como principal atribuição a elaboração e análise de orçamentos de obras e serviços desenvolvidos ou recebidos pelo DPAE para os diversos Campi da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Atualmente os orçamentos são elaborados em planilhas de cálculo desenvolvidas no software Excel. Essas planilhas são preenchidas com serviços e quantitativos provenientes dos projetos; composições disponibilizadas no SINAPI, ou outra fonte reconhecida, ou ainda desenvolvidas por esta Assessoria e, por fim, com preços unitários disponibilizados no SINAPI ou cotados em pesquisas de mercado. Esse processo, em função das limitações da atual ferramenta, mostra-se repetitivo, artesanal e moroso. Em função disto, essa Assessoria buscou aplicativos que pudessem aumentar a produtividade no desenvolvimento dos orçamentos.

Desta forma, a partir desta data a AOO passará também a utilizar uma nova ferramenta para elaboração de orçamentos, que é o aplicativo online chamado SEOBRA – Sistema de Análise e Elaboração de Orçamento de Obras.

Inicialmente o aplicativo será utilizado apenas para testes durante um breve período de aprendizado.A AOO acredita que com a utilização do aplicativo poderá aumentaSEOBRA-grander a produtividade na elaboração de orçamentos, uma vez que este permite o trabalho colaborativo, onde mais de um servidor poderá trabalhar simultaneamente em um mesmo orçamento, além também de possuir cadastro de composições e preços de diversas bases de dados, inclusive o SINAPI, que é a base oficial para pesquisa de composições de serviços e preços, conforme determina o Decreto 7983 de 2013. Utilizando um aplicativo, ao invés de planilhas de cálculo se espera também que as atualizações de orçamentos sejam feitas em grande parte automaticamente pelo aplicativo, ganhando mais uma vez em produtividade. Foram cedidas para o DPAE – Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia três licenças completas de uso do aplicativo, sem custo algum, por se tratar de uma instituição pública.

Mais informações sobre o SEOBRA clique aqui.