Nova parceria entre GTSIG e SEOMA trará mapeamento da rede de drenagem do Campus Trindade

03/10/2019 17:54

Atualmente a rede de coleta de drenagem de águas pluviais do campus trindade é a rede sobre a qual menos possuímos informações cadastrais (por onde passam as redes, diâmetros das tubulações, etc.) seja pela inexistência de registros institucionais seja por escassos estudos e levantamentos feitos sobre o tema. Com o intuito de ampliar o banco de dados de informações cadastrais do Campus Trindade da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC a Secretaria de Obras, Manutenção e Ambiente – SEOMA e o Grupo de Trabalho de Informações Geográficas – GTSIG firmaram nova parceria para o mapeamento do sistema de drenagem do Campus.

Plano Geral de Drenagem – Diagnostico Geral
Fonte: INCEPI (1997)

Plano Diretor de Drenagem – Levantamento Rede Drenagem UFSC
Fonte: Pompêo (2000)

A inexistência destas informações 1) onera obras uma vez que não é possível quantificar previamente deslocamentos de tais redes subterrâneas que por vezes se fazem necessárias, 2) dificulta a elaboração de projetos visto que cálculos de vazões estão diretamente associados aos diâmetros das tubulações e 3) ocasiona trabalhos extras ou com cronogramas estendidos para “procurar” as ligações das edificações na rede.

Atividades importantes e que atualmente estão em pauta na Universidade como a elaboração do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas – PRAD serão diretamente beneficiadas com os levantamentos e produtos a serem gerados pelo GTSIG nesta parceria.

O GTSIG é um grupo de trabalho do Departamento de Engenharia Civil da UFSC criado em 2012 que possui suas atividades voltadas ao espaço físico da própria UFSC onde os produtos elaborados nos projetos já realizados de mapeamento das redes de lógica e elétrica média tensão já são utilizados amplamente em nossas atividades de planejamento e projeto aqui no DPAE.

Os levantamentos da rede de drenagem foram iniciados este mês e serão Coordenados no DPAE pelo Eng° Civil Luiz Henrique Guesser.

Fonte: GTSIG (2019)