BICICLETÁRIOS

Relatório Técnico 008/2017/COPLAN/DPAE/SEOMA/UFSC disponível em https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193940

Este trabalho apresenta um diagnóstico dos bicicletários existentes no campus e o perfil e as necessidades dos seus usuários, além de propor um padrão para os bicicletários da UFSC.

No total foram levantados 57 bicicletários, distribuídos pelos diferentes setores do Campus, sendo avaliados o tipo de suporte, a existência de controle de acesso, a proximidade da entrada do destino, a pavimentação utilizada, a iluminação, a visibilidade, a existência de manutenção, entre outros aspectos.

Figura 1 – Localização dos Bicicletários no Campus UFSC Trindade

Com relação aos suportes, são encontrados três tipos diferentes de suportes nos bicicletários do campus: suporte em U invertido (Sheffield), suporte de encaixe de guidom e suporte de encaixe de rodas.

Figura 2 – Exemplos Tipo suporte

Dos 57 bicicletários existentes no campus, 67,80% (40) possuem suporte do tipo de encaixe de guidom. O suporte de encaixe de rodas é encontrado em 16,95% dos bicicletários, enquanto o suporte em U invertido (Sheffield) é encontrado em 15,25% deles. Destaca-se ainda que alguns bicicletários apresentam mais de um tipo de suporte.

Tabela 1 – Tipos de suporte dos bicicletários do Campus

Também foi avaliada a relação entre o percentual de área edificada e de bicicletários por setor, podendo-se observar que os setores com maior percentual de área edificada não são os que apresentam maior área destinada para bicicletários ou número de vagas de bicicletas.

Tabela 2 – Relação entre o percentual de área edificada e área de bicicletários por setor

Para coleta de dados com os usuários de bicicletas que utilizam o campus foi disponibilizado um questionário na plataforma de formulários do Google, sendo consideradas 644 respostas. Conforme a citação desses usuários foi realizada uma comparação entre os setores mais citados e o total de número de vagas por setor. Em cinco setores é possível perceber que a demanda é maior do que o número de vagas existentes, por exemplo, o setor 01, apontado por 11,80% dos respondentes, apresenta apenas 6,20% das vagas totais do campus, estando entre os três setores com menos vagas.

Figura 3 – Utilização dos bicicletários conforme a citação dos respondentes do questionário

Figura 4 – Relação de vagas de bicicletários com número de usuários por setor (de acordo com os respondentes do questionário).

Identificados os setores com defasagem de vagas, buscou-se uma avaliação mais aproximada para determinação de locais próprios para a implantação de bicicletários dentro de cada setor. Assim, encontrou-se lugares estratégicos para a implantação de novos bicicletários, ou ainda a ampliação dos existentes, como por exemplo no setor 01, em que são indicadas três áreas para implantação de novos bicicletários

Figura 5 – Bicicletários existentes e áreas para implantação de novos bicicletários no setor 01 – Prefeitura

Por fim, foram apresentadas diretrizes para o novo padrão de bicicletários, abordado itens em relação à localização e delimitação, ao suporte adequado, às formas de implantar o suporte, à pavimentação adequada, à instalação do suporte, ao uso e conforto, à sinalização e aos painéis explicativos.

Figura 6 – Novo padrão de bicicletário implantado em frente à Biblioteca universitário