Monitoramento de Energia Elétrica

Atualmente o Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia – DPAE possui como uma de suas atribuições fiscalizar o contrato de fornecimento de energia elétrica.

A partir de dados das faturas de energia, desde o ano 2013 , o DPAE disponibiliza a seguir informações sobre consumo, gastos e demanda de energia nas diversas Unidades Consumidoras – UCs existentes nos Campi e Unidades da Universidade federal de Santa Catarina – UFSC.

Os dados a seguir disponibilizados serão atualizados de forma corrente e podem ser acessados por toda comunidade universitária. Além disso também serão publicados, periodicamente, Relatórios de Acompanhamento do Contrato e outras informações pertinentes ao tema.

Dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas à fiscalização do contrato nos seguintes emails: coplan@contato.ufsc.br/rodrigo.pena@ufsc.br/ thiago.santos@ufsc.br

Acesse informações sobre energia elétrica clicando nos links a seguir:


***Das Definições:

Demanda: Valor da demanda de potência ativa solicitada ao sistema elétrico pela parcela de carga instalada em operação simultaneamente na unidade consumidora, considerada para fins de faturamento, com aplicação da respectiva tarifa, expressa em quilowatts (kW).

Horário de Ponta: Período composto por 3 (três) horas diárias consecutivas definidas pela distribuidora considerando a curva de carga de seu sistema elétrico, aprovado pela ANEEL para toda a área de concessão ou permissão, com exceção feita aos sábados, domingos, terça-feira de carnaval, sexta-feira da Paixão, Corpus Christi, e feriados nacionais. Para a CELESC, tal horário fica entre 18:30h às 21:30h.

Horário Fora de Ponta: Período composto pelo conjunto das horas diárias consecutivas e complementares àquelas definidas nos postos ponta e, para o Grupo B, intermediário.

Unidade Consumidora: edificação ou conjunto de edificações alimentadas por uma única entrada de energia elétrica da concessionária. A cada unidade consumidora corresponde uma fatura de energia elétrica.